Vocês sabem o que é Biofilia?

Atualizado: Ago 13

Vem do grego, e significa “amor pela vida”.


A Biofilia se traduz pela necessidade que o ser humano sente de estar em contato e interagir com a natureza, e propõe trazer a natureza para dentro dos ambientes.


Estudos mostram que, no ambiente, as plantas ajudam a reduzir o estresse, afinal, passamos a maior parte do tempo em ambientes fechados.


Então, como podemos integrar a vegetação com a Arquitetura, e trazê-la para dentro de nossos ambientes?



Trazer o verde para dentro dos nossos ambientes, é muito benéfico, pois além de trazer bem-estar, as plantas purificam o ar naturalmente, melhorando a qualidade do ar interno, além de ajudar a reduzir a temperatura ambiente.


A Biofilia, também está relacionada com a Iluminação Natural, pois quando em contato com a luz natural, temos melhor conforto visual, e em contato com a luz solar, o corpo produz vitamina D, que melhora os níveis de melatonina e cortisol, ajudando na liberação do hormônio responsável pelo bem-estar.




A ventilação natural também nos conecta à natureza, ao permitir a entrada de ar fresco, ouvir o som da chuva, do vento ou pássaros cantando, conectando-nos assim à natureza.


O uso de materiais naturais, tais como pedras, madeiras, são muito utilizados no design biofílico, pois oferecem uma variedade de texturas que reproduzem as sensações que experimentamos na natureza.



Uma outra inspiração da natureza, são as formas orgânicas que remetem a natureza e são formas naturais, em oposição às linhas retas normalmente encontradas na arquitetura e construções.


A água também é um elemento chave, no design biofílico. O paisagismo com espelhos d´água e fontes, são excelentes formas de se conectar a natureza à arquitetura. Principalmente, porque, o ruído da água traz relaxamento.



contato@jumagalhaes.com        av. nove de julho, 4939 . sala 141 . archademy . itaim  bibi . São Paulo - SP